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Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




Recadastramento (Prova de vida) - aposentados e pensionistas

PERGUNTAS FREQUENTES:

 

Meu endereço é o mesmo, não mudou, precisa de comprovante?

Sim, atualizado há até 90 dias.

 

Esqueci os documentos, posso fazer a prova de vida/recadastramento mesmo assim?

Não

 

Quais os documentos necessários?

APOSENTADO:

Comprovante de endereço atualizado (há 90 dias), CPF e RG.

PENSIONISTA:

Certidão de Casamento atualizada (há 90 dias) ou outro documento válido que comprova o vínculo com o servidor(a) falecido(a), CPF e RG e comprovante de endereço atualizado (há 90 dias).

PENSIONISTA MENOR DE IDADE (acompanhado de responsável legal):

Comprovante de endereço atualizado (há 90 dias), CPF e RG e Certidão de Nascimento.

 

Preciso levar a cópia dos documentos ("xerox")?

 

Os documentos deverão ser apresentados em original.

 

Esqueci meus documentos, posso enviar pelo whatsapp?

 

Recomendamos a apresentação dos documentos, em original, no momento de realização da prova de vida/recadastramento.

Importante: Não nos responsabilizamos por atrasos decorrentes de envio de documentos por whatsapp, caso em que fica o aposentado/pensionista orientado a entrar em contato com o INPAR a fim de confirmar a efetivação do recadastramento.

 

Quanto tempo demora para fazer o recadastramento?

Presencialmente, com a documentação completa em mãos, leva apenas alguns minutos, excetuados casos específicos como os que necessitam visita domiciliar ou residentes em outras localidades. Nestes casos, a partir do recebimento dos documentos pelo INPAR, em tempo hábil durante o horário de expediente do Instituto o recadastramento é realizado no mesmo dia, desde que a documentação esteja completa e em conformidade.

 

Preciso fazer o recadastramento no dia do meu aniversário?

Não necessariamente. Durante o mês de seu aniversário, poderá fazer em qualquer dia útil, no horário de funcionamento do INPAR.

 

Não fiz o recadastramento, meu pagamento ficou suspenso. Se eu fizer, o INPAR faz o pagamento do benefício no mesmo dia?

 

Se o pagamento foi suspenso e o recadastramento foi feito em atraso, após sua realização o pagamento será creditado no prazo necessário ao seu processamento.

IMPORTANTE: O prazo para processamento dependerá da disponibilidade e funcionamento do sistema, cabendo ao beneficiário o acompanhamento e informação ao INPAR sobre evetuais falhas.

 

Qual o horário para fazer prova de vida/recadastramento no INPAR?

No prédio da Prefeitura, onde estão as atividades administrativas do INPAR no momento, o horário de atendimento é das 09:00h as 16:30h. Nosso horário de funcionamento é das 08 as 17h e não fechamos para almoço, porém há um revezamento entre os servidores de modo que para fazer a prova de vida/recadastramento sugerimos o horário das 09 as 11h ou das 14:00 as 17h. O atendimento no INPAR é de segunda a sexta, exceto feriados.

 

Não moro em São Sebastião do Paraíso, como faço a prova de vida/recadastramento?

Entre em contato através de nossos canais de atendimento para orientações sobre o procedimento nestes casos.

 

Quais são os canais de atendimento do INPAR?

São o telefone 35 3539-7025, o whatsapp 35 3558-4816, o e-mail administrativo@inparssp.mg.gov.br e o Fale Conosco em nosso site através do link inparssp.mg.gov.br/faleConosco.

 

Onde está o INPAR agora?

Nosso endereço é Praça dos Imigrantes, 100, Lagoinha, no Prédio da Prefeitura.

 

Meu amigo ou familiar é aposentado/pensionista do INPAR e não pode sair de casa por motivo de saúde, como faz a prova de vida/recadastramento?

Entre em contato conosco através de nossos canais de atendimento para maiores orientações.

 

O INPAR faz prova de vida/recadastramento na casa do aposentado/pensionista?

Em casos onde o aposentado/pensionista não pode sair de casa por motivo de saúde devidamente comprovado, é realizada a visita domiciliar comunicando o fato a Secretaria de Desenvolvimento Social, que providencia a visita e comunica o INPAR.

Importante: Neste caso, é indispensável que o aposentado/pensionista ou pessoa responsável entre em contato com o INPAR para comunicar a necessidade da visita domiciliar. O recomendado nestes casos é entrar em contato no início do mês em que o aposentado/pensionista faz aniversário, logo na primeira semana do mês. O prazo médio estimado entre a solicitação e a realização da visita é de 20(vinte) dias. O INPAR não se responsabiliza por solicitações feitas extemporaneamente que impliquem em maior prazo para efetivação do recadastramento, seja no mês da solicitação ou no mês subsequente. Caso seja solicitada a visita domiciliar e constatado na visita que o aposentado/pensionista possui condições de vir ao Instituto, será registrado o fato e serão dadas as orientações para que o mesmo possa comparecer no INPAR afim de realizar o recadastramento.

 

Se não fizer a prova de vida/recadastramento, perco minha aposentadoria? Cancela meu benefício?

Não, neste caso ocorre a suspensão do pagamento até a realização da prova de vida.

 

No INSS não preciso comparecer a uma agência para fazer prova de vida/recadastramento, no INPAR precisa?

Sim.

 

Dá pra fazer a prova de vida/recadastramento do INPAR pelo banco?

Não.

 

Dá pra fazer a prova de vida/recadastramento do INPAR pelo site?

Não.

 

Dá pra fazer a prova de vida/recadastramento do INPAR por whatsapp, vídeo chamada, vídeo conferência ou outro meio digital?

Não.

 

Porque preciso fazer prova de vida/recadastramento? É legal?

Sim, está previsto na Portaria 54/2022.

 

E pensionistas menores de idade, qual o procedimento para prova de vida/recadastramento?

Pensionistas menores de idade devem ser acompanhados por seu responsável legal.

 

Sou pensionista, já trouxe a certidão atualizada ano passado, tenho que atualizar novamente esse ano?

Sim.

 

Porque preciso apresentar a certidão atualizada todo ano?

A Certidão é válida por 90(noventa) dias.

 

Como consigo a certidão atualizada?

No cartório de registro civil ou pelo site registrocivil.org.br

 

Para tirar a certidão atualizada tenho que pagar?

Consulta sobre valores e passo a passo do serviço deverão ser feitas perante o cartório de registro civil ou no site registrocivil.org.br.

 

Meu documento de identificação antigo é válido para fazer a prova de vida/recadastramento?

É necessário apresentar documento de identificação com foto recente.

 

Meu amigo/familiar é aposentado/pensionista do INPAR e não pôde fazer a prova de vida/recadastramento. Posso levar os documentos pra ele(a) assinar?

Não.

 


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