Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




Saúde Mental promove a 1ª Copa Caps

Saúde Mental promove a 1ª Copa Caps

O serviço municipal de Saúde Mental promoveu na quinta-feira, 2, a primeira Copa Caps, envolvendo os Centros de Atenção Psicossocial Paraíso, Girassol (infantil) e Vitória (álcool e drogas).

O evento aconteceu na Arena Olímpica João Mambrini e contou com a participação de usuários do serviço de Saúde Mental de três cidades convidadas: Guaxupé, Alpinópolis e Ribeirão Preto (SP), que oferecem atendimento diário, com acompanhamento clínico e reinserção social pelo acesso ao trabalho, lazer e fortalecimento dos laços familiares.

Cerca de 110 pacientes disputaram nas modalidades futsal, vôlei, dominó e queimada. A torcida, composta por usuários, familiares e profissionais do serviço fez a sua parte, empurrando as equipes. Ribeirão Preto venceu no futsal e no vôlei e foi a cidade campeã da I Copa Caps. Todos receberam troféus pela participação.

A iniciativa do evento partiu do educador físico, Alan Cruz e do psicológo Marcelo Lopes, do Caps AD. “O esporte é uma importante, se não a maior, ferramenta de inclusão social. Apesar do ambiente competitivo, o evento promove uma confraternização dos usuários do serviço de Saúde Mental. Nós trouxemos pacientes de outras cidades justamente para que eles possam ampliar os círculos de amizade, promovendo outras possibilidades de interação. Além disso, a ação ajuda a diminuir o preconceito e o estigma que existe em torno do paciente de transtorno mental ”, explica Marcelo.

O psicólogo acrescentou que a resposta dos pacientes à prática de atividades esportivas é muito positiva, por isso, a intenção é dar continuidade à Copa Caps com edições anuais. Os organizadores pretendem altenar os locais da realização dos jogos, que poderão ocorrer nas cidades vizinhas.

 

 

Fonte: http://www.ssparaiso.mg.gov.br/noticias.php?dsid=3379