Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




Paraíso terá Acesso Avançado e projeto “Cuidar com Saúde”

Paraíso terá Acesso Avançado e projeto “Cuidar com Saúde”

Os funcionários de toda a rede municipal de Saúde de São Sebastião do Paraíso foram reunidos na tarde de quinta-feira,30, no Teatro Municipal Sebastião Furlan para um encontro com o secretário da pasta, Wandilson Aparecido Bícego e com o prefeito Walker Américo Oliveira. Na oportunidade foram apresentados dois projetos para melhorar o atendimento — um para os próprios funcionários do setor e outro é o Acesso Avançado que será implantado junto à população em caráter de teste na Unidade de Saúde da Família (USF), no bairro Veneza.

Wandilson apresentou números sobre o atendimento da saúde na cidade e mencionou que no setor onde atuam 670 funcionários são atendidas 2.174 pessoas/dia só na rede municipal. “Os agentes entram em 1.154 casas por dia para oferecer atendimento de saúde à comunidade”, observa. O secretário mencionou melhorias e investimentos na aquisição de equipamentos de fisioterapia, odontologia, habilitação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), reforma de Unidades de Saúde da Família, entre outras ações adotadas para melhor servir a população. “Destacamos que, em 13 anos, é a primeira vez que a Odontologia atinge a meta pactuada”, exemplificou.

Ele fez a apresentação do projeto “Cuidar com Saúde”, que tem a proposta de zelar de quem cuida da população. Conforme Wandilson, os servidores do setor precisam estar bem para cuidar do cidadão. “Temos vistos funcionários deprimidos, estressados, muitos pedidos de atestado e, por isso, decidimos fazer esta ação, porque nos preocupamos com a saúde de vocês”. O secretário, então, falou da proposta que será desenvolvida inicialmente com os servidores da saúde.

A iniciativa é voltada para o tratamento de estabilização de coluna, que visa reduzir uso de remédio e fisioterapia. Já existente na rede pública, agora será oferecido aos funcionários da saúde e que poderá ser estendido a outros setores. O atendimento será de forma organizada, com avaliação médica, diagnóstico, encaminhamento da Fisioterapia e o serviço deverá ter início a partir de 10 de setembro. Não está descartada a possibilidade de adoção de outras formas de tratamento como o Reiki e a acupuntura entre outras alternativas, futuramente.

Acesso avançado  —  Na sequência, a coordenadora das Unidades de Saúde da Família, Fernanda Amorim, fez a apresentação do projeto Acesso Avançado. Ela esclareceu que a USF é a porta de entrada do paciente no serviço de atenção básica. No entanto, devido a questão de direcionamento do fluxo, muitos usuários deixam de comparecer às consultas. A iniciativa pretende favorecer o atendimento ao paciente com maior absorção da demanda espontânea e tem como objetivo “fazer o trabalho de hoje, hoje”, evitando agendamentos futuros ou fazendo com que aconteça em intervalos cursos entre 24 e 48 horas.

A experiência será feita inicialmente de forma piloto na USF Veneza. O local tem 2.911 cadastrados e 2,8% possuem plano de saúde. Posteriormente, após avaliação, o projeto deverá ser levado para outras unidades. ”Na pesquisa que fizemos no dia 23 de agosto, o agendamento estava sendo feito para 28 de setembro, queremos melhorar isso e facilitar a vida dos usuários com este novo modelo de atendimento”, disse.

Em um levantamento sobre os atendimentos da Atenção Primária, Fernanda disse que, em um ano, foram realizados 1.093.573 procedimentos. “Anteriormente tínhamos mais de 300 funcionários, hoje temos 279 e estamos trabalhando no mesmo ritmo”, comentou.

O prefeito Walker Américo participou da reunião e fez questão de mencionar as mais diversas profissões dentro da saúde, enaltecendo o trabalho de cada um dos servidores, destacando ainda a importância do trabalho que eles realizam para a comunidade. “Todos trabalham pensando no próximo e na comunidade. A minha gratidão, porque vocês sabem o que fazem, muitas vezes se desdobram para atender e muitas vezes não são reconhecidos, mas se esforcem mesmo assim para fazer o melhor”, comentou. Walker concluiu dizendo que críticas sempre vão existir e que elas, muitas vezes, são originárias daqueles que gostariam de estar no lugar de quem está trabalhando e prol da população.

fotos: Denis Menezes

 

Fonte: http://www.ssparaiso.mg.gov.br/noticias.php?dsid=3405