Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




Paraíso tem queda no LIRAa de agosto

Paraíso tem queda no LIRAa de agosto

Depois de apresentar índices críticos no Levantamento Rápido de Índices de Infestação (LIRAa) do Aedes aegypti em junho, o último relatório divulgado pelo Ministério da Saúde apresentou no início de agosto um novos dados onde o município de São Sebastião do Paraíso teve uma queda considerável de casos, o que deixa os responsáveis pelo setor menos preocupados. As informações foram divulgadas na semana passada pela coordenadora da Vigilância em Saúde, Daniela Cortez. Ela enfatizou que, mesmo assim, é preciso estar em alerta quanto a possibilidade de infestação de dengue em Paraíso.

Conforme o levantamento mais recente, o LIRAa que agora está em seu terceiro levantamento, apresentou índice de 2,1. "Isso significa que, a cada 100 imóveis visitados, em duas foram constatadas a presença de foco do mosquito transmissor da dengue", avalia Daniela. O valor é bem menor do que os dois levantamentos antes divulgados. Em janeiro o indicador apontava 9,2  e, depois em abril, o índice aumentou para 10,3. Através do Programa de Controle e Combate à Dengue, foram visitados 1.704 imóveis distribuídos em todos os bairros da área urbana do município. “Realizamos a coleta de todos os focos (locais onde tem larva de mosquito) e, após, foi realizado análise laboratorial para identificação de larvas e pupas do Aedes aegypti", comenta a coordenadora.

Mesmo com o resultado favorável, a coordenadora da Vigilância ressalta que não é possível relaxar e que o estado de atenção e alerta precisam ser permanentes. "Apesar de uma grande queda no índice, ainda temos que ficar alertas, uma vez que é definido pelo Ministério da Saúde que o índice acima de um indica risco médio para surtos de dengue", disse. Em 2018, Paraíso teve sete casos confirmados e foram registradas 49 notificações, sendo que, 32 já foram descartadas e 10 ainda aguardam resultado. “No mesmo período em 2017, tivemos 14 casos positivos e no mesmo período 2016, 368 casos confirmados”, compara.

Em junho, São Sebastião do Paraíso chegou a figurar entre os municípios do Sul de Minas que estavam com os maiores índices de infestação, com 9,3. A cidade liderava o ranking entre as localidades em situação de risco, já que o valor de 4% já é considerado situação de risco. Para reverter o quadro, a Vigilância intensificou os trabalhos de fiscalização e acompanhamento, além de ampliar as visitas nas casas e terrenos baldios. Se em 2015, quando a cidade teve uma epidemia com 1,3 mil casos confirmados de dengue, neste ano foram oficializadas apenas sete situações.

Ainda de acordo com Daniela Cortez, a queda no índice de infestação ocorre devido à baixa ocorrência de chuvas. "Estamos em um período mais seco, e também à nova logística de trabalho dos agentes de endemias que estão em um período maior em campo estendido ao horário de almoço, o que propicia a visita em casas fechada. Isso fez com que o número de visitas aumentasse, cobrindo mais imoves vistoriados e tratados", completa a coordenadora. Outro fator atribuído à melhora nos índices de Paraíso, é a realização do programa Cidade Viva, que tem realizado de forma intensa a limpeza de terrenos e áreas pertencentes a Prefeitura e também de particulares. O trabalho iniciado em maio pretende percorrer toda a cidade até o final do ano.

foto: arquivo Comunicação

 

Fonte: http://www.ssparaiso.mg.gov.br/noticias.php?dsid=3394