Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




Paraíso realiza Feira do Balaio Mineiro

Paraíso realiza Feira do Balaio Mineiro

A partir desta quinta-feira,11, tem início em São Sebastião do Paraíso mais uma edição da Feira do Balaio Mineiro. O evento será realizado na Praça comendador João Alves (Fonte) até domingo, dia 14. É aguardada a presença e participação de mais de 30 artesãos da cidade, vários deles integrantes dos municípios que fazem parte do circuito. “Tivemos uma semana de muitos preparativos, é um momento muito esperado pelos artesãos que, agora, terão mais uma oportunidade importante de comercializar seus produtos”, anuncia Marco Aurélio Alves de Paula, chefe do Departamento de Agricultura da Prefeitura.

A feira é considerada uma das maiores do interior mineiro que valoriza o artesanato da região, conhecida como “Balaio Mineiro”. A abertura oficial está programada para ocorrer às 16h, embora os artesãos já estarão ocupando seus espaços nas tendas a partir das 13h. O evento tem o apoio da Prefeitura de Paraíso, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, que incluiu a feira na programação de aniversário da cidade.

De acordo com Marco Aurélio, além dos artesãos locais, haverá a presença de expositores de cidades de fora. “Ainda não temos os números exatos, mas serão dezenas deles que estarão aqui prestigiando este momento da nossa cidade”, diz. A expectativa é de que haverá uma grande variedade de mercadorias e trabalhos como arte em bambu, cerâmica, tecidos, tricô, crochê, bordados, entre tantos outros, possibilitando a aquisição de produtos simples e sofisticados.

Marco Aurélio destaca, ainda, a atuação da Associação Feira da Estação com o grupo de Artesanato Estação Paraíso, que recebe os participantes do Balaio Mineiro. “Eles têm realizado um trabalho cada vez mais organizado, personalizado e estão unidos”, destaca. A Secretaria vem acompanhando os profissionais do setor e apoiando as ações que visam a realização de cursos, treinamentos, capacitação e participação efetiva dos artesãos, principalmente nas datas comemorativas para apresentar seus produtos de qualidade.

Na sexta-feira (12) e no sábado (13), o funcionamento da Feira será das 13h às 21h. Já no domingo as atividades acontecerão das 9h às 12h. “É um trabalho de muita responsabilidade, já que os artesãos são muito cobrados, ao mesmo tempo que necessitam ser também valorizados. No local também haverá uma praça de alimentação com a comercialização de chopp, salgados, refrigerantes e sucos”.

foto: arquivo Comunicação

 

Fonte: http://www.ssparaiso.mg.gov.br/noticias.php?dsid=3435