Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




PRIMAVERA: Paraíso planta mudas de ipê no Dia da Árvore

PRIMAVERA: Paraíso planta mudas de ipê no Dia da Árvore

O “Dia da Árvore”, celebrado em 21 de setembro, foi marcado em São Sebastião do Paraíso pela continuidade de um projeto idealizado pela educadora física, Viviane Mercedes da Silva. Em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e, em conjunto com outra voluntária, Maria de Fátima Guedes, foi realizado o plantio de mudas de ipê no complexo San Genaro. "É um projeto que elaborei e iniciei no começo deste ano e que está entrando em nova fase com novo plantio de mudas", comenta Viviane.

O projeto foi iniciado entre os meses de janeiro e março, depois que Viviane realizou um curso sobre Meio Ambiente, pela Libertas Faculdades Integradas. “Gostei muito, sobretudo o que aprendi sobre preservação, que resolvi desenvolver este projeto”, conta. Ela teve autorização da Secretaria para fazer o plantio das mudas. “Não é simplesmente plantar, é preciso ter cuidados como regar, proteger e acompanhar o crescimento das plantas para que elas não se percam”, comenta.

Na primeira etapa foram plantadas 49 mudas de ipê — considerada a árvore símbolo de São Sebastião do Paraíso. “Plantamos o tradicional ipê amarelo, mas temos também outras diversas espécies como o ipê roxo, o branco, o verde e o preto”, enumera. No período da seca não foi feito o plantio. “Agora, com a chegada do período das águas, estamos retomando. Antes estive aqui regando as que foram plantadas para não morrerem”, explica. Além do Complexo San Genaro, a Secretaria de Meio Ambiente realiza, com frequência, o plantio de mudas de outras espécias em várias regiões da cidade.

Ainda assim, ela se entristece com os atos de vandalismo. “Tivemos mudas que foram arrancadas, em alguns casos até trocadas por outras, mas não é este o propósito do projeto”, lamenta Viviane. Já na observação de Fátima Guedes, que também é voluntária e colabora com a amiga no projeto, é preciso um maior envolvimento das pessoas. “É importante que as pessoas participem, ajudem a cuidar, pois, o benefício é todos”, acrescenta.

Para a fiscal de Meio Ambiente e educadora ambiental, Mônica Rodrigues, a Secretaria de Meio Ambiente apoia e incentiva este tipo de ação realizada por Viviane Mercedes. “Se temos as mudas, o gradil de proteção e há pessoas como elas tomando a iniciativa, apoiamos, porque é importante para a comunidade”,diz. Ela enfatiza que o plantio das árvores favorece a melhoria na qualidade do ar, absorção de ruídos e ameniza a temperatura. Nesta época do ano os ipês também exercem a função paisagística, embelezando a cidade. Paraíso possui através da Lei nº 3.764, de 26 de maio de 2011, o Plano de Arborização Urbana, que tem por objetivo melhorar a qualidade de vida e ambiental da comunidade.

 

Fonte: http://www.ssparaiso.mg.gov.br/noticias.php?dsid=3425