Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




Município produz mudas de café que serão doadas para replantio

Município produz mudas de café que serão doadas para replantio

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, iniciou a produção de mudas de café. O plantio das sementes está sendo feito no viveiro localizado no Parque da Serrinha e, segundo o agrônomo Eduardo José Scarano Guidi, deverão ficar prontas e ser entregues a partir de fevereiro de 2019. A iniciativa é mais uma medida que visa o cumprimento das metas para aumentar a receita do ICMS Agrícola.

As mudas que estão sendo plantadas são da espécie Catuaí vermelho 99, anuncia Eduardo Scarano. A espécie foi criada pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e trata-se de uma planta de porte baixo e com resistência susceptível a ferrugem. Os frutos são melhores, de tamanho médio e possuem características de maturação tardia. “Vamos utilizar estas mudas para o replantio que deverá ser feito a partir de fevereiro. Ele ocorre mais cedo e, depois, pode haver a necessidade de reposição de algumas plantas que não deve passar de 10% da lavoura”, explica o agrônomo, acrescentando que as sementes foram tratadas e o cultivo obedece critérios técnicos.

O prefeito Walker Américo visitou o local e acompanhou o trabalho dos funcionários. Ele enalteceu o empenho e a dedicação dos trabalhadores. “É um momento importante, é preciso ter mão boa para que, no futuro, tenhamos plantas sadias, saudáveis e que vão trazer uma produção importante para a nossa economia, ajudando na obtenção de receita para os produtores e, consequentemente, gerando recursos para o município através de impostos”, avalia. Além do café, no local são produzidas mudas de hortaliças para o Programa de Fomento a Horticultura (PFH), além de mudas de plantas utilizadas no processo de arborização da cidade.

A secretária  de Desenvolvimento Agropecuário, Yara de Lourdes Souza Borges, enfatizou a importância deste trabalho desenvolvido pela Prefeitura. “Estamos produzindo estas mudas que vão nos ajudar a aumentar a receita do município em relação ao ICMS Agrícola”,comenta. Ela justifica que este era o último item que faltava, considerando que as mudas serão doadas para que Paraíso aumente o valor que recebe. “É mais uma ação que vem agregar ao produtor e vai soar com as demais atividades que já são realizadas”, completa.

De acordo com o chefe de Departamento, Marco Aurélio Alves de Paula, as mudas serão doadas aos produtores cadastrados no município. “Quem ainda não possui o cadastro, poderá fazê-lo na Secretaria. É mais uma ação que serve ao produtor na hora que ele precisa e que, também, atende a demanda do município em relação à arrecadação”, completa. A expectativa é de que sejam produzidas entre 15 a 16 mil mudas de café voltadas para esta finalidade.

fotos: Denis Menezes

 

Fonte: http://www.ssparaiso.mg.gov.br/noticias.php?dsid=3411