Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




Mulheres produtoras de cafés especiais se reúnem em Paraíso

Mulheres produtoras de cafés especiais se reúnem em Paraíso

Mais de 50 pessoas — a maioria mulheres produtoras de cafés especiais nas regiões do Nordeste Paulista e Sul de Minas participaram, na quarta-feira, 18, do “Encontro Florada: do coração da mulher para quem ama café”,  promovido pelo Grupo Três Corações e pela WCA. O evento aconteceu no Villagran Eventos, em São Sebastião do Paraíso e teve a realização de palestras e intercâmbio de informações, além do sorteio de brindes. As cafeicultoras foram convidadas a participar de um concurso que premiará os melhores cafés produzidos por mãos femininas.

A abertura do evento foi realizada pela vice-prefeita de Paraíso, Dilma Aparecida de Oliveira, que também é produtora rural. Ela destacou que o encontro é um evento da empresa Três Corações e do grupo WCA e valoriza a participação da mulher na cafeicultura. “Destaquei a importância do momento, da mulher conseguir seu espaço neste campo e que, desde quando vereadora, venho lutando pelo empoderamento da mulher em várias funções e em todos os segmentos produtivos”, avalia. Ela enfatizou que, atualmente, é cada vez mais comum ver as mulheres participando de concursos ligados à cafeicultura, estando nas premiações. “É um projeto que fortalece as mulheres cafeicultoras e abre novas perspectivas para aquelas que se dedicam a produção”, acrescenta.

Dilma relembrou que o projeto sobre as cafeicultoras foi lançado em 2017 como uma homenagem ao Dia da Mulher e continua fazendo sucesso. “Espero que venham mais eventos como este para o nosso município e a nossa região que é marcada pela cafeicultura, e é sabido que sempre têm mulheres por trás de tudo isso e que, antes ela não era valorizada, e hoje ela já é reconhecida. Fico feliz por este empoderamento da mulher também na cafeicultura”, conclui.

Para Marco Aurélio Alves de Paula, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, Paraíso já possui tradição na produção de cafés especiais. “Receber aqui pessoas importantes como o Sílvio Leite, que é pessoa de renome internacional neste setor de degustação e classificação de cafés especiais, e promovermos este encontro, juntamente com a Emater que é parceira e foi a mobilizadora para trazer o público alvo a participar, é motivo de grande satisfação”, comenta. Ele disse que o município é parceiro e colaborou com a infraestrutura do encontro.

Já estão abertas as inscrições para o Concurso Florada de Cafés Arábica da safra deste ano. As mulheres interessadas em participar poderão cadastrar uma amostra por categoria. Cada lote deverá ter de três a dez sacas. A Ficha de Inscrição e o Regulamento do Concurso estão disponíveis nos sites www.bsca.com.br e no Projeto Florada: www.projetoflorada.com.br.

 

Fonte: http://www.ssparaiso.mg.gov.br/noticias.php?dsid=3364