Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




Equipe da UFLA inicia processo burocrático do campus

Equipe da UFLA inicia processo burocrático do campus

Uma equipe técnica-administrativa da Universidade Federal de Lavras (UFLA), composta por superintendente de planejamento, contadores, diretor de convênios, assessor de planejamento e diretor de patrimônio, esteve em São Sebastião do Paraíso nesta terça-feira, 11, para tratar dos processos burocráticos da implantação do campus no município.

Eles foram recepcionados pelo prefeito Walker Américo Oliveira e pelos secretários municipais Ulisses Araújo, de Desenvolvimento Econômico, e Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos, de Educação. Em seguida, a comitiva seguiu para uma visita às instalações do Anexo I, na Lagoinha, espaço que será disponibilizado para que a UFLA inicie suas atividades. A Prefeitura está avaliando alguns locais para realocar a pré-escola municipal que atualmente funciona no prédio.

Os representantes da UFLA também estiveram no terreno do antigo Sesc, no Jardim Mediterranèe, que o município doou à universidade para a implantação do campus e elogiaram bastante o espaço. O superintendente de planejamento, Luiz Paulo Brianezi Valim explicou que por se tratar do primeiro campus da UFLA fora de Lavras, a equipe técnica vem realizando um estudo e buscando informações junto a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), para saber como se dá a trocar de informações entre o campus e a matriz. A UNIFAL já tem dois campus instalados em Varginha e Poços de Caldas e UFLA pretende se inspirar no modelo utilizado por ela para aplicar em São Sebastião do Paraíso.

Outro propósito da vinda da equipe da UFLA à cidade foi para dar início aos trâmites burocráticos na Receita Federal e Estadual, com a criação do CNPJ, e no setor de arrecadação do município. “Estamos muito felizes por acompanhar o desenvolvimento do processo de instalação de um campus universitário tão importante em nosso município. Hoje, os contadores e demais membros da equipe administrativa da UFLA ajustaram com a gerência de arrecadação da Prefeitura o procedimento o município deve adotar para receber de forma mais célere o ISS que irá incidir sobre as obras do campus. Além do impacto econômico no comércio, no setor de serviços e no ramo imobiliário, que acontecerá em virtude da chegada da UFLA, o nosso município também passará a arrecadar mais impostos”, salientou o prefeito Walker Américo.

O diretor de convênios da UFLA, Fábio Lasmar, juntamente com o prefeito e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico trataram também dos últimos detalhes do convênio que será celebrado entre o município e a Universidade para cessão do Anexo 1, o qual será cedido para o início das atividades já no próximo ano. “Foi mais um dia muito importante para o nosso campus, pois, cumprimos uma nova uma etapa de sua implantação. Recebemos a equipe administrativa, que ainda não conhecia os espaço onde hoje é da UFLA e nem a área que será cedida provisoriamente para o início das aulas. Na semana passada recebemos os engenheiros, que fizeram toda a análise de solo e esgotamento sanitário, também da parte de abastecimento de água e energia elétrica. De acordo com os levantamentos realizados, as instalações estão em perfeito estado, não precisando de novos investimentos, mas apenas adequações ao projeto do campus”, finalizou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ulisses Araújo.

 

Fonte: http://www.ssparaiso.mg.gov.br/noticias.php?dsid=3415