Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




Curso de alimentos termina em Guardinha

Curso de alimentos termina em Guardinha

Em mais uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), ligado à Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (Acissp) e, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Prefeitura, 12 pessoas do distrito de Guardinha encerraram na sexta-feira, 31 de agosto, o curso de alimentos na fabricação de picles e derivados de tomate. As aulas começaram na terça-feira, dia 28, e contou com parte teórica e prática.

Entre os produtos que foram elaborados pelos participantes, estão picles misto e de pepino, extrato de tomate, catchup, molho de pimenta e tomate seco. Todos foram acondicionados em potes etiquetados com data de fabricação e prazo de validade. O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Marcelo São Julião, esteve visitando as aulas e sugeriu aos participantes do curso a possibilidade deles levarem esses e outros produtos para comercialização nas feiras livres de Paraíso. “A proposta já foi discutida e aprovada na Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário, agradou aos alunos e, agora, eles vão se organizar e dar prosseguimento para ter uma fonte de renda”, informou.

Recentemente, o Senar e a Prefeitura proporcionaram cursos de artesanato, pintura em tecidos e de panificação, também voltado para moradores do distrito. As atividades contam com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social por meio do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas/Trabalho). Os projetos são ligados à economia popular solidária, voltados para o incentivo da geração de emprego e renda, além da sustentabilidade de quem participa das atividades oferecidas.

Os tomates — matéria-prima para produção dos quitutes, foram doados pelo vereador Ademir Aves Ross. Já a Secretaria de Desenvolvimento Social e o Senar fizeram a doação de outros produtos e equipamentos para a realização das aulas, que aconteceram no salão paroquial do distrito. “Agradeço o mobilizador Alef Ferreira e elogio a participação de vocês pela organização e seriedade que tiveram durante o curso, todos foram aprovados”, ressaltou a instrutora do Senar, Walna Aparecida Moura. Agora, o grupo espera por outros cursos do Senar, e sugeriram o de fabricação de doces cristalizados. Ao final o que foi produzido pelos participantes foi dividido entre eles e cada um recebeu um porta-retrato com foto tirada durante o curso para recordação.

fotos: Adriano Rosa

 

Fonte: http://www.ssparaiso.mg.gov.br/noticias.php?dsid=3406