Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




Constituição em Miúdos entra no currículo escolar de São Sebastião do Paraíso

Constituição em Miúdos entra no currículo escolar de São Sebastião do Paraíso

Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei que autoriza a Prefeitura a implantar na rede municipal de ensino de São Sebastião do Paraíso o estudo da obra “Constituição em Miúdos”. O documento foi encaminhado à sanção do prefeito.

O autor da proposta, vereador Vinício Scarano (SD), disse que a ideia surgiu de um encontro com a Escola do Legislativo de Pouso Alegre. "Implantamos, em 2017, a Escola do Legislativo de Paraíso, da qual sou coordenador. Desde então, temos parceria com a Escola de Pouso Alegre, que é pioneira na 'Constituição em Miúdos'". A obra é um projeto idealizado entre o diretor da Gráfica do Senado Federal, Florian Madruga, e a educadora Madu Macedo, hoje diretora da Escola do Legislativo de Pouso Alegre.

Segundo Vinício, o material "nada mais é que a Constituição Federal, seus direitos, garantias, a divisão dos poderes, de uma maneira mais didática, voltada para os jovens de 11 até 15 anos de idade. Quanto mais cedo as crianças tiverem contato com a Constituição Federal, serão mais politizados; e esse pessoal consegue votar e colocar pessoas mais capacitadas no Poder Público. Até mesmo essas pessoas podem virar candidatas capacitadas para desempenhar o papel bem feito, seja em qualquer esfera do poder".

O vereador informou ainda que, após a aprovação do projeto na Câmara, já se reuniu com a Secretaria de Educação para tratar da execução na rede de ensino. "É uma disciplina que pode ser colocada como extracurricular ou até intracurricular entre as matérias de geografia, história, português, matemática etc. O material didático será disponibilizado via Senado Federal com a parceria da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso. A capacitação dos professores para o método de aplicação dentro das escolas, também conseguimos em parceria com a Escola do Legislativo de Pouso Alegre. Os próximos passos, conforme o entendimento da Secretaria de Educação, após a aprovação do projeto, é implantar a partir de agosto dentro da sala de aula".

Outro projeto da Escola do Legislativo é a Gincana do Saber, organizada por Pouso Alegre. "Ela faz com que as escolas trabalhem uma cartilha de atividades voltada para a 'Constituição em Miúdos' dentro da gincana anual, com premiação e disputa entre cidades. Isso está sendo muito bem feito, em Pouso Alegre, e está muito próximo de São Sebastião do Paraíso participar este ano", completou Scarano.

O Projeto de Lei também autoriza o Executivo a estabelecer, por meio da Secretaria de Educação, a primeira semana de outubro de cada ano para apresentação de trabalhos referentes ao estudo da “Constituição em Miúdos”, em comemoração à promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil em 5 de outubro de 1988.

 

Fonte: http://www.camarassparaiso.mg.gov.br/mostra-aconteceu.php?s=-constituicao-em-miudos-entra-no-curriculo-escolar-de-sao-sebastiao-do-paraiso