Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




Conselho debate assuntos de interesse dos produtores rurais

Conselho debate assuntos de interesse dos produtores rurais

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) realizou na quarta-feira, 11, mais uma reunião mensal com seus associados. Vários assuntos como o Encontro Florada de mulheres cafeicultoras que acontecerá na próxima semana, bem como a produção de mudas que a Prefeitura fará, foram tratados com os conselheiros. “Foi uma reunião produtiva e objetiva com bastante participação que visa sempre trazer benefícios para o setor”, descreve o presidente do conselho, Marco Aurélio Alves de Paula.

Um dos temas tratados na reunião foi sobre a importância dos produtores rurais certificarem as suas respectivas produções orgânicas. A Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, está ajudando na obtenção do certificado desenvolvendo um trabalho em parceria com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), com a realização de toda a parte burocrática. “O objetivo final é possibilitar ao produtor ter esta certificação. A vantagem é que assim ele terá vantagem e preferência de venda e incremento de 30% na comercialização sobre o valor praticado”, diz Marco Aurélio.

Durante a reunião foi feito o convite, juntamente com a Emater/MG, para a realização do “Encontro Florada: do coração da mulher para quem produz café”. O evento acontecerá no dia 18 de julho, às 13h, no Villagran Eventos. Deverão ser reunidas cerca de 130 produtoras de cafés especiais, vindas de cidades do Sul de Minas e Nordeste Paulista. “Serão reunidas mulheres cafeicultoras, esposas de cafeicultores e aquelas que tomam a frente e participam diretamente da produção de cafés especiais”, acrescenta.

O presidente do Conselho anunciou que a Prefeitura produzirá também mudas de café para replantio, sem custo nenhum ao produtor. “Quem tiver interesse poderá procurar a Secretaria, não será uma quantidade grande, mas teremos um volume que será cedido a cada produtor, sem custo”. A iniciativa trará um benefício ao município em relação ao recebimento do ICMS Agropecuário, pois, faltava apenas este quesito para que Paraíso recebesse 100% deste recurso.

Também foi solicitado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) um treinamento referente a derivados de tomates com foco direto para a região do distrito de Guardinha. A demanda foi apresentada ao CMDRS e o treinamento será realizado ainda neste trimestre, sendo necessária apenas a formação das turmas interessadas. “Tratamos ainda da regulamentação de produtos, como cachaça e mel que são da agroindústria e que necessitam de regulamentação para que as atividades sejam desenvolvidas com sucesso no município”, salienta.

Marco Aurélio ainda comunicou aos produtores rurais que o município continua fazendo o serviço de manutenção das estradas rurais. Mesmo com as limitações do setor e o número reduzido de máquinas em operação, o atendimento está sendo realizado conforme as prioridades apresentadas e com a elaboração de um cronograma  sobre os pontos críticos a serem atendidos. “Tivemos uma reunião bem objetiva, mas bastante participativa com resultados práticos que visam beneficiar aos produtores rurais do nosso município”, conclui o presidente do conselho rural.

fotos: Roberto Nogueira

 

Fonte: http://www.paraiso.mg.gov.br/noticias.php?dsid=3363