Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




Conselho Municipal dos Direitos da Mulher realiza 1° Simpósio Regional

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher realiza 1° Simpósio Regional

A Câmara Municipal recebeu na tarde desta quinta-feira (8) o 1° Simpósio Regional do CMDM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher) com o tema Lei Maria da Penha: "avanços, conquistas e desafios". Em comemoração aos 13 anos de Lei Maria da Penha, o evento é realizado a nível regional, a fim de reunir os municípios na região de São Sebastião do Paraíso para analisar o que é feito em relação ao combate à violência contra a mulher.

O CMDM foi criado com o objetivo de sugerir ao Executivo e à Câmara Municipal a elaboração de projetos de lei que visem a assegurar ou ampliar os direitos da mulher, acompanhando e controlando a atuação dos setores públicos no tocante ao atendimento aos direitos civis e humanos das mulheres. Além disso, o Conselho propõe medidas que visem a defesa dos direitos da mulher, especialmente a assistência da saúde e a gestante, vítimas de violência e inserção no mercado de trabalho.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de São Sebastião do Paraíso, Luciana Rocha, destacou a importância do simpósio. "Esse evento foi pensado a nível regional para vermos o que está sendo feito com relação ao combate e atendimento às mulheres em situação de violência, o que está sendo viável e o que não está funcionando, para pensarmos juntos em estratégias para melhorar cada vez mais o atendimento de forma efetiva e humanizada", destacou.

A vice-prefeita do município, Dilma Oliveira (PSC), apontou a importância de políticas públicas de proteção à mulher. "Esse simpósio foi muito importante para reforçarmos a questão da violência contra a mulher e também para poder dar toda a proteção que elas precisam no momento em que sofrem a agressão. Eu, enquanto vereadora, criei várias leis, inclusive o Conselho da Mulher, hoje atuante no município. Criamos várias políticas públicas, mas infelizmente não são colocadas em prática. É cada vez maior o índice de feminicídios, e não podemos esquecer que a sociedade civil também é responsável. Não existe mais o ditado 'em briga de marido e mulher não se mete a colher', hoje temos sim que denunciar, dar palavras de apoio e ajudar".

Elaine Maia Nascimento, Presidente do Conselho da Mulher de Passos, apontou a importância do atendimento humanizado, da escuta qualificada e do empenho em minimizar os estragos causados pela violência.  "Vejo de forma muito positiva o encontro hoje, pois o Conselho da Mulher conseguiu reunir diversos nomes de áreas diversificadas, todas contra o combate contra a violência contra a mulher. É de grande importância que conversemos e aprendamos uns com os outros sobre as dificuldades que cada um tem em suas áreas e as possibilidades que cada um pode trazer, além dos avanços para que sejam trabalhados em conjunto. Todo o avanço que Paraíso teve em relação ao enfrentamento da violência contra a mulher foi graças ao empenho da Dilma, a quem devemos o exemplo e conquistas".

 

Fonte: http://www.camarassparaiso.mg.gov.br/mostra-aconteceu.php?s=conselho-municipal-dos-direitos-da-mulher-realiza-1-simposio-regional