Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




Codema autoriza corte e podas de árvores

Codema autoriza corte e podas de árvores

O Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Codema) de São Sebastião do Paraíso autorizou o corte de uma árvore da espécie ipê, localizada ao lado da Casa da Cultura. Outra medida também aprovada pelo órgão foi a realização de poda nas árvores no entorno da Santa Casa, na Praça comendador João Pio de Figueiredo Westin. “São dois casos com situações distintas, uma delas com grave risco de provocar um acidente sobre alguma pessoa ou veículo, e o outro por questões de saúde, conforme justificado pelo hospital”, disse a secretária municipal de Meio Ambiente, Yara de Lourdes Souza Borges.

O pedido de supressão de um ipê na Praça Olegário Maciel já tinha sido efetuado. Inicialmente, antes do corte, foram adotadas medidas paliativas com o isolamento da vaga de estacionamento — uma vez que árvore possui risco de queda iminente. “Já foram feitas análises e não há alternativa a não ser a remoção, para evitar qualquer tipo de dano”, explica Yara.

O outro caso atendido pelo Codema foi a solicitação para a poda das árvores ao lado das paredes do hospital. “Foi preciso uma reunião extraordinária para analisar a questão e houve a autorização para a poda”, solicitada pela Santa Casa. “Foi feita uma poda até drástica, mas era preciso tendo em vista a necessidade do prédio receber maior luminosidade e o calor dos raios do sol”, esclarece Yara. As espécies plantadas há décadas no local, atualmente são consideradas inadequadas para o espaço.

Ela conta que o sombreamento existente também estava causando umidade prejudicial ao tratamento dos pacientes. “Somos sabedores do quanto esta situação estava sendo prejudicial a todos os envolvidos, por isso houve a autorização”, esclarece. Yara informa que, quanto ao corte do Ipê, a decisão pela supressão da espécie evitará a responsabilização do município em caso de acidente, devido às ocorrências de chuvas fortes e ventanias registradas nos últimos dias. “Temos feito o plantio de mudas pela cidade e estas medidas fazem parte das ações compensatórias para situações desta natureza”, finaliza a secretária. 

 

Fonte: http://www.ssparaiso.mg.gov.br/noticias.php?dsid=3466