Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




Caminhada encerra campanha Outubro Rosa em Paraíso

Caminhada encerra campanha Outubro Rosa em Paraíso

O encerramento da campanha Outubro Rosa em São Sebastião do Paraíso foi marcado pela realização de uma caminhada ocorrida na manha de terça-feira, 30. A ação foi promovida pela Prefeitura onde participaram cerca de 200 pessoas. Segundo o secretário de Saúde, Wandilson Aparecido Bícego, o momento é de agradecimento a todos que participaram e ajudaram na organização do evento. “Agradeço aos meu colegas secretários de Educação, de Esportes e de Segurança pela parceria, bem como os agentes de saúde, os alunos, a Vida Ativa, a ACCa e todos que participaram deste momento”, assinala.

A caminhada foi realizada em parceria pelas secretarias de Saúde e Educação, com apoio da Guarda Municipal, grupo Vida Ativa na Terceira Idade e Associação de Combate ao Câncer (ACCa). Também estavam presentes estudantes das redes municipais e estaduais de ensino. Ainda participaram os agentes da Vigilância em Saúde e da Atenção Básica. A concentração foi Praça comendador José Honório (matriz) e seguiu pela Rua Pimenta de Pádua e Avenida Oliveira Resende em direção à Casa da Cultura.

A iniciativa movimentou as ruas da área central pela conscientização sobre o câncer de mama e prevenção ao de próstata. Os participantes vestiam camisetas da campanha e seguravam bexigas nas cores rosa, azul e branco. Durante o percurso, eram anunciadas mensagens alertando a população sobre a importância do auto-exame e de outras ações de prevenção. O secretário Wandilson destacou as atividades já realizadas e as que virão pela frente. "Vamos continuar, teremos o caminhão da mamografia, iremos em novembro trabalhar a saúde do homem e a prevenção como um todo, não só quanto ao câncer, mas as outras doenças, com muito empenho e conforme as nossas condições", disse.

Premiação  —  Na chegada na Casa da Cultura foram realizados números de dança com animação da professora de Educação Física, Leni Soares. Em seguida, houve a premiação do 2º Concurso Cultural de Cartazes que teve como tema “Um toque de amor, um toque pela vida!”. A iniciativa foi incentivar, divulgar e premiar a produção de cartazes, propagando ações que estimulem a doação de comportamentos e hábitos para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Os ganhadores foram a aluna Amelia Lúcia França de Castro, coordenada pela professora Jaqueline Aparecida Zumerli (Cesec Alda Polastre), na categoria Especial. O 3º lugar ficou com Kamila Vitória da Silva, coordenada por Cristina Maria de Oliveira (E. M. Napoleão Volpe). Em 2º lugar ficou Flávia Alessandra Aizza Tavares, orientada por Nanci Moreno Luis (E. E. Benedito Ferreira Calafiori) e o 1º lugar foi conquistado por Maria Clara Antunes Rodrigues, coordenada pelo professor Wellington Henrique do Carmo (E. E. Paraisense).

A premiação — que teve uma bicicleta para a vencedora e vários brindes, foi ofertada por várias empresas da cidade. Entre os parceiros no concurso, estavam a Estância Hidromineral e Hotel Fazenda Termópolis, Presidente Joias, Luiz Tonin, Minas Grill, Capelli, Julia Modas e MIB (Merca Imóveis Brasil). Os cartazes do concurso ficarão expostos na Casa da Cultura em novembro para o prestígio da comunidade.

O evento teve como público alvo alunos regularmente matriculados nos anos finais das escolas da rede municipal e estadual (6º ao 9º ano). Somente das escolas de Termópolis, Francisco Daniel, Napoleão Volpe e Roque Scarano houve a participação de 319 estudantes. O concurso também reuniu 808 alunos da rede estadual, pertencentes às escolas Benedito Ferreira Calafiori, Alda Polastre, Ana Cândida de Figueiredo, coronel José Cândido, Inês Miranda Almeida, Paraisense e Paula Frassinetti. A iniciativa totalizou 11 escolas e 1.127 alunos.

 

Fonte: http://www.ssparaiso.mg.gov.br/noticias.php?dsid=3450