Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




CMDCA realiza Conferência da Criança e Adolescente

CMDCA realiza Conferência da Criança e Adolescente

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) realizou nesta semana, a sétima Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, que neste ano teve como tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”. O evento aconteceu no dia 27, no anfiteatro do Ceduc, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Trata-se de uma oportunidade para os representantes da sociedade civil e do governo dialogarem sobre políticas públicas voltadas à infância e à adolescência no Brasil.

O grupo de cantores mirins “Seresteirinhos” abrilhantou a abertura da Conferência, que contou ainda com a presença da palestrante, professora doutora Cláudia Helena Julião, assistente social, mestre e doutora em serviço social.

O tema da Conferência foi escolhido pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), baseado no reconhecimento de que a concretização do previsto na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), apesar de diversos avanços, ainda é um desafio a ser enfrentado.

Como destacou a presidente do CMDCA, Eliane Aparecida Ramos, é um trabalho constante o combate a possíveis retrocessos, bem como a busca para que a população tenha cada vez mais políticas públicas que assegurem o acesso a direitos e a efetiva proteção integral. “Foi de suma importância a participação de atores do Sistema de Garantia de Direitos, Sociedade Civil e adolescentes para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral a crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias e ações de enfrentamento das violências”, disse.

Após a palestras, os participantes formaram cinco grupos para discussão dos eixos que abordaram os seguintes temas: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; e Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

Cada grupo, dentro do seu tema, apresentou três propostas para o município, duas para o Estado e duas para União. Em seguida, foi feita a eleição dos sete delegados e suplentes, que representarão o município na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente, que acontecerá no primeiro semestre de 2019. Foram eleitas as representações da seguinte maneira: representante de criança e adolescente: titular Gabriel Domingos Pereira, suplente Andre Luis Carvalho Souza; Conselheiro Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Sociedade Civil, titular Maria Cristina Colombaroli, suplente Livia Silva; Conselheiro Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Governo, titular Adriano Lopes de Siqueira, suplente Eliane Aparecida Ramos; Conselheiro Tutelar, titular Silvia das Graças Bottrel Tamaso, suplente Nilva Regina dos Santos; “Outros segmentos”, titular Angela Cristina de Oliveira, suplente Lucas Gadi; titular Geovana de Fatima Ferreira, suplente Melina Gomes de Oliveira; titular Danilo Couto Michelato, suplente Luiz Gonçalves de Aguiar.

 

Fonte: http://www.ssparaiso.mg.gov.br/noticias.php?dsid=3408