Logo

Atendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 17:00.




Beneficiados do PNHR fazem avaliação no setor social

Beneficiados do PNHR fazem avaliação no setor social

Os integrantes das famílias contempladas no Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) participaram na manhã de sexta-feira, 14, de uma reunião de orientação sobre os serviços sociais de saúde. O encontro realizado na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário foi realizado pelo assistente social Everton Gonçalves de Oliveira, representante da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Lago de Furnas (Adeslago). De acordo com Marco Aurélio Alves de Paula, chefe do Departamento, na Prefeitura de São Sebastião do Paraíso "as construções estão uniformes e em bom ritmo e andamento", disse.

Durante a reunião os beneficiados no programa comentaram sobre o andamento das obras em suas respectivas propriedades. Após a visita da equipe de engenheiros e medidores que avaliam o cumprimento dos trabalhos, será feita uma nova liberação de recursos para a continuidade do projeto. "Provavelmente, agora nesta nova fase, deverá ser disponibilizado cerca de 15% dos recursos e, posteriormente, serão feitas outras duas remessas", comenta Everton. Ele acrescenta que, ao final, haverá a retenção de 10% do valor que será liberado após a última vistoria para a fase final de acabamento.

As famílias beneficiadas tiveram nesta oportunidade orientações sobre serviços sociais, como os atendimentos feitos nas Unidades de Saúde da Família (USF) e os mais diversos serviços que podem ser utilizados. Foram tratadas questões como aposentadoria, fornecimento de medicamentos, consultas especializadas, grupos de apoio e os benefícios sociais a que as pessoas têm direito desde que se enquadrem nas regras de cada programa. "Teremos daqui a um mês outra reunião, quando contaremos com mais membros das famílias para tratarmos de outros assuntos, entre eles a questão ambiental, porque toda esta análise e envolvimento faz parte do programa", descreve o assistente social.

Para Marco Aurélio, é importante salientar o bom andamento do projeto em Paraíso. "Já temos notícias de que muitas pessoas estão interessadas em participar do programa, mas deveremos aguardar a abertura de novo projeto", afirma. Ele ressalta que as construções no município estão uniformes. "Todas estão no mesmo estágio, com a colocação de cobertura na laje". A expectativa é de que agora com a fase de acabamento o rendimento dos trabalhos prossigam no mesmo ritmo.

As casas estão sendo construídas por meio do PNHR — integrado ao  projeto "Minha Casa Minha Vida Rural". Através de convênio com a Caixa Federal, foram disponibilizados R$ 34 mil em materiais para as construções. Cada imóvel possui 64,87m² de construção, distribuídos entre três dormitórios, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e varanda. Os produtores entram com uma contrapartida que é dividida em parcelas e também com a mão de obra, além da cessão do terreno.

fotos: Roberto Nogueira

 

Fonte: http://www.ssparaiso.mg.gov.br/noticias.php?dsid=3419